terça-feira, 3 de novembro de 2015

Aí o francês...

Há dias que fico desanimada... o francês é complicado, todas as regras todos os verbos, a conjugação, a fonética, as consoantes mudas... as terminações que se escrevem mas não se lêem... enfim, uma panóplia de coisas que ainda não assimilei...

Mas por outro lado, a esta altura do campeonato, já vou a todo o lado e faço tudo o que tenho a fazer, sem precisar da ajuda de terceiros, pois já compreendo grande parte das coisas e já me consigo explicar, embora ainda com algumas limitações. Por exemplo, ontem fui falar com o director da escola do filhote, para lhe pedir um certificado de matrícula, hoje fui às Finanças e à Segurança Social.

Há duas semanas, o marido cortou-se num dedo e como o sangue não estancava, decidimos ir ao hospital. Chegados lá, não havia ninguém na recepção... Havia a informação para ligarmos pelo telefone, que lá estava, para avisarmos da nossa presença... Ora, falar presencialmente é uma coisa, ter de pegar no telefone é outra... mas ainda assim, lá o fiz e lá expliquei o que se passava. O meu vocabulário francês, não é ainda muito extenso, mas já consigo contornar algumas coisas, por exemplo, não sabia dizer "dedo" disse "mão". 

Quando vim, ligava a TV e não percebia nada do que falavam... agora já vou percebendo muito mais coisas (se for com as legendas, é mais fácil, mas sinto que devo deixar as legendas de lado, porque a ler, não tenho dificuldades, a dificuldade é sobretudo no falar e no entender), sinto que já dei um "salto", quase 4 meses depois... 

Bem e ficam aqui as minhas pechinchas de hoje, os 4 cliques por 0.30€ e a tesoura também por 0.30€.


E estes foram os brindes de hoje, amostras de rebuçados Ricola, mais vale de 2€ e amostra do perfume da Lancôme, este sim, este é trés bon!




Sem comentários:

Enviar um comentário